domingo, 7 de julho de 2013

TIA SIM! POR QUE NÃO?


 Durante a semana um canal pago veiculou uma entrevista com a esposa de Paulo Freire a respeito da nova edição do livro 'PROFESSORA SIM, TIA NÃO'. Entre outras falas ela disse que no livro (que não li) estaria expressa a lógica de que a privatização do ensino teria causado um grande 'equivoco' ao levar a nomenclatura familiar 'tia' para a sala de aula, como se esta fosse extensão do núcleo familiar, fato que teria contribuído para a diminuição do prestígio e da autoridade da figura do professor.

Respeito e admiro muito Paulo Freire. Li algumas de suas obras. Sua contribuição para a educação brasileira é inestimável. Mas, não concordo!

Estudei em escolas privadas a vida toda. Somente na pós-graduação é que tive a oportunidade de estudar em universidade pública. Estudei no Instituto Santa Úrsula dos 03 aos 19 anos (concluí, inclusive o curso Normal) sempre chamei as primeiras professoras de 'tia' e nunca confundi as 'bolas'. Até onde me lembro, afora arroubos da adolescência, sempre tributei respeito aos meus mestres e me recordo de todos com muito carinho e admiração.

Sou professora universitária desde 1993. A experiência de dar aulas na graduação do Curso de Direito foi e é uma das mais gratificantes da minha vida. Nunca fui desrespeitada! Minha autoridade em sala de aula nunca foi questionada e sempre em tom de brincadeira refiro a mim mesma como 'tia Nina'  os alunos riem e uns me chamam carinhosamente assim!  

É devido a essa experiência 'vintage' que entendo que autoridade não vem da geração espontânea. Autoridade é algo que se constrói. Não é acessório de fábrica. Não vem do nome de família e nem da posição social. Autoridade é merecimento é atributo que vem da seriedade e do esforço. Professor sem ética, sem conhecimento, mal educado e ególatra nunca alcançará autoridade. Toda pessoa na condição de aluno desenvolve uma percepção especial com relação ao professor e passa a conhecê-lo de uma forma também especial e, não sei como, ele sabe quando esta sendo enganado, sabe quando não há amor, respeito e conhecimento da parte do professor!









2 comentários:

  1. Olá! Que prazer encontrar essa pagina.Eu sou Augusto, fui aluno da Tia Nina na disciplina Direito Constitucional. Sempre adorei as aulas da Tia Nina, mesmo que para ter nota de trabalho tinha que fazer o mesmo manuscrito e ainda responder uma ou duas questões sobre o mesmo na prova...

    ResponderExcluir