domingo, 16 de junho de 2013

BREVES LIBERDADES

Na semana de 'protestos' contra a tarifa de transporte coletivo, vaia à Presidenta Dilma e de Feira do Livro, uma coisa me chamou a atenção. Alguém escreveu que as atitudes dos jovens na Feira do Livro era pura demonstração de liberdade. Não era. Era a mais pura demonstração de que liberdade sem propósito é libertinagem, permissividade. Mais do que isso, o comportamento dos adolescentes demonstra que de alguma forma não estamos conseguindo atingir nosso propósito de educação e que os jovens estão sensibilizados com muitas coisas, não com livros ou com cultura em geral.

***

Falando em liberdade com propósito: as manifestações em São Paulo, Rio e Brasília tinham propósito. Não me pareceu ser o preço da tarifa ou do custo com a Copa das Confederações. Há uma motivação subjacente, há uma agressividade escapando aos poucos...Essa motivação subjacente (seja qual for) já foi utilizada para suspender direitos civis... Há 'cheiro de pólvora no ar'.

***

Pensando em semana de eventos vale apena lembrar que o Tailler, idealizado na década de de 50 pela liberdade criativa de Coco Chanel já foi reinventado várias vezes e é maravilhoso. O problema é que, de alguma forma, um determinado seguimento de mulheres insiste em usá-los de dia ou de noite como se fossem uma espécie de adereço intelectual um símbolo de cultura e arrojo pessoal. Tailler e Chanel sempre... mal cortados, mal ajambrados, justos demais ou largos demais...me desculpem... ou melhor... sem perdão!



2 comentários:

  1. Concordo com vc minha amiga. Nos três comentários. Inclusive no do tailler rs rs rs Quanto aos protestos, adorei uma expressão usada num artigo publicado no Estadão de hoje, no caderno Aliás, em que o autor diz que os atos são o "contraditório de cidadania" e que o governo não sabe lidar com isso...

    ResponderExcluir
  2. Sou sua fã, vc sabe, né?? <3 Parabéns pelo blog!! Pessoas interessantes precisam de espaço para colocar suas ideias!! Adorei! besos!!! Patricia Cividanes

    ResponderExcluir